Man cave

Este é o melhor smartphone do ano para tirar fotos — e tem a melhor câmara de sempre

O site especializado DxOMark elegeu os melhores dos melhores e dividiu-os entre as categorias de melhor Zoom, Fotografia Noturna ou Gravação de Vídeo.

O site “DxOMark”, considerada uma das publicações especializadas em fotografia e vídeo mais reputadas e fidedignas do mundo, elegeu as melhores câmaras dos smartphones lançados em 2019. A lista vem dividida por categorias, onde se destacam também a Fotografia Noturna, o Vídeo ou o Zoom. O Huawei Mate 30 Pro, o Xiaomi Mi CC9 Pro Premium Edition, o iPhone 11 Pro Max ou Samsung Galaxy Note 10+ 5G entre os aparelhos que lideram as preferências.

A atribuição da melhor câmara está dividida entre dois telemóveis. O Huawei Mate 30 Pro e o Xiaomi Mi, onde ambos receberam 121 pontos nos testes realizados. Contudo, o Huawei surge como preferido entre os dois. A seguir, o dispositivo da Apple e o Samsung Galaxy Note ficam com o segundo lugar, com 117 como pontuação, num ranking onde o S10 apenas teve 116 pontos.

O Mate 30 Pro vem destacado pela sua “boa exposição e cor, mesmo com pouca luz” na categoria Câmara. Foi comparado com vários modelos e a diferença é óbvia, como se pode ver na imagem abaixo — sem esquecer que vem equipado com câmaras da Leica. Já o modelo da Xiaomi, além de trazer cinco câmaras, uma das principais tem um sensor desenvolvido pela Samsung de 108 MP — o maior de sempre.

Huawei
O preferido foi o Huawei Mate 30 pro

O aparelho da Huawei supera o Mi CC9 Pro na diminuição de ruído na imagem, mas o Xiaomi tem melhor capacidade de Zoom — com 109 pontos versus os 95 dados à marca chinesa rival —, devido à ampla visão da teleobjectiva que, curiosamente, pertence à primeira fabricante. No entanto, a atribuição da melhor Câmara Ultra Larga foi para a da Samsung Galaxy Note 10+ 5G.

Outra categoria onde o Mate 30 Pro se distingue é na Fotografia Noturna, com 61 pontos. A seguir, vem outro smartphone da mesma marca — o Huawei P30 Pro — e os telemóveis da Samsung, com 59 pontos. O último e terceiro lugar ficou para o Xiaomi Mi.

O iPhone e o vídeo

Surpreendentemente, o iPhone 11 Pro Max está no topo das preferências em relação ao Vídeo. A Apple nunca foi reconhecida pela qualidade de imagem nas características dos telefones, até ter lançado estas duas últimas gerações. A seleção teve em conta a sua capacidade de gravar imagens de vídeo de alta qualidade e em alta resolução — teve uma pontuação de 102. Tem um modo de resolução em 4K e a qualidade mantém-se tanto se a captação for estática como em movimento.

A publicação refere que o iPhone “é uma excelente escolha para videográfos, jornalistas, vloggers e criadores de conteúdo que queiram gravar vídeos de alta qualidade com um equipamento leve e compacto”.

O Xiaomi Mi CC 9 Pro Premium Edition teve a mesma pontuação na categoria Vídeo, onde o site aponta pequenas diferenças entre eles. O iPhone supera-o graças à sua capacidade de gravação HDR. O Xiaomi estabelece-se como a melhor escolha para quem prefere um Android.