Man cave

Samsung alerta para perigos de vírus nas Smart TV – e dá a solução

Um tweet que entretanto foi apagado avisava que as televisões inteligentes podem estar vulneráveis.

A paranóia é real. Num mundo onde estamos rodeados de câmaras e microfones, a privacidade está sempre em risco. Tememos que invadam os smartphones e até os computadores, mas até aqui poucos se preocupavam com as televisões, pelo menos até ao tweet enviado pela Samsung.

A publicação foi partilhada esta segunda-feira, 17 de junho, onde a marca explicava que para prevenir vírus nas suas Smart TV deveria ser feita uma limpeza regular – e até exemplificava, através de um vídeo, como tudo pode ser feito. Sem qualquer explicação, o tweet foi eliminado poucas horas depois.

tweet samsung

Fica por saber se este aviso surge na sequência de algum problema detetado pela empresa sul-coreana. Seja como for, mais vale prevenir. No caso concreto, o aviso visava os modelos QLED da marca. Felizmente, o processo é simples e pode ser concluído diretamente através da televisão.

Basta aceder ao menu de configurações gerais, entrar na gestão dos sistema e, na zona de segurança, terá uma opção para fazer um exame ao aparelho. Este processo deve ser repetido com alguma regularidade para garantir que o equipamento está sempre atualizado.