Man cave

O Lexus UX 300E é a aposta forte da marca no mundo dos 100% elétricos

Ao conceber o primeiro Lexus totalmente elétrico, os designers e engenheiros enfrentavam um duplo desafio: para além de proporcionar uma experiência elétrica de ponta, teria que ser visualmente atraente, incorporando a linguagem de design pela qual a marca é reconhecida em todo mundo.

“Nunca vimos o nosso primeiro modelo 100% elétrico como um topo de gama exclusivo ao alcance do comprador muito abastado”, comentou Pascal Ruch, diretor da Lexus Europe. “Teria que ser num modelo que tivesse provado ter apelo no mercado, mas que fosse, ao mesmo tempo, novo e contemporâneo”, acrescenta em comunicado.

A Lexus manteve intactas as características de design e versatilidade do UX e concentrou-se em aproveitar as vantagens de desempenho exclusivas dos veículos 100% elétricos. O design inteligente e o posicionamento da bateria resultaram num modelo zero emissões que é fiel ao design de crossover que atraiu 25 mil clientes no seu primeiro ano de vendas, tornando-se no Lexus mais vendido na Europa.

O Lexus UX 300e apresenta a presença muscular e linhas atléticas do UX e adiciona jantes exclusivas, o emblema lateral Elétric e discretas tampas nas laterais junto aos farolins, uma para carregamento normal à direita e outra para carregamento rápido à esquerda.

O Lexus UX 300E é a aposta forte da marca no mundo dos 100% elétricos

As jantes

Criadas especialmente para o UX 300e, estão disponíveis jantes de liga leve de 17 ”ou 18”, com acabamento em cinza. As primeiras, apresentam ventilação aerodinâmica com abas de cada lado dos raios, com uma forma semelhante à ‘aba Gurney’ instalada na asa traseira dos carros de corrida de F1, que permitem regular o fluxo de ar e aumentar a força descendente. Este design das jantes proporciona uma travagem mais estável, aumentando a eficiência de refrigeração e reduz a turbulência na zona lateral da carroçaria.

A aerodinâmica

O UX 300e possui abas aerodinâmicas na grelha frontal inferior que, dependendo do estado da bateria, abrem e fecham automaticamente. Quando o fluxo de ar gerado pela condução excede o necessário para o arrefecimento, as abas são fechadas para otimizar o fluxo de ar que entra pela grelha. Exclusivas do UX 300e, as proteções do piso foram ampliadas e a superfície inferior da bateria é plana e lisa, criando uma estrutura aerodinâmica na parte inferior da carroçaria.

O design interior

O cockpit orientado para o condutor oferece um campo de visão e sensação de espaço, enquanto o design da consola central cria uma ligação suave entre as áreas do condutor e do passageiro. Com todos os comandos colocados ergonomicamente, há até comandos de áudio embutidos no apoio de braço. O painel de instrumentos foi projetado com um velocímetro digital com um design desportivo, um indicador de autonomia e um indicador de desaceleração. Os bancos traseiros do UX 300e estão colocados a um ângulo específico para acomodar os passageiros e a bateria elétrica.

O Lexus UX 300E é a aposta forte da marca no mundo dos 100% elétricos

A bateria

Com a compacta bateria de iões de lítio instalada debaixo dos bancos traseiros e debaixo do piso do habitáculo, o espaço traseiro é semelhante ao UX eletrificado com a tecnologia “Full hybrid” (menos 16,4 mm de altura na zona da cabeça traseira), enquanto o espaço da bagageira é aumentado em 47 litros (até à chapeleira) em comparação com o UX 250h. A capacidade da bagageira do UX 300e é de 367 litros (até à chapeleira), e com a tampa da mala com abertura automática, o acesso à bagageira é ainda mais facilitado.

Carregue nas imagens e descubra estes elétricos que trazem o passado para o futuro.