Man cave

Guitarra com que Kurt Cobain tocou no mítico MTV Unplugged vai a leilão

Um pedaço de memorabilia que fica para a história (e poderá valer uma boa maquia).

Houve um tempo em que a MTV se dedicava à música e em que os MTV Unplugged eram um momento de estatuto, com uma banda a mostrar todo o seu talento em modo acústico. Estávamos nos anos 90, tempos que a dada altura foram dominados pelos Nirvana, quando o trio de Seattle que encabeçava o grunge deu um espectáculo irrepreensível, sem uma nota falhada, que ficou para a história.

O concerto foi em 1993 tendo o álbum saído em novembro de 1994, já após o suicídio de Kurt Cobain, e ajudou a cimentar ainda mais o percurso curto mas impactante de Kurt Cobain Dave Grohl e Krist Novoselic.

Agora, a leiloeira Julien’s vai levar a guitarra que Kurt Cobain usou nesse concerto em Nova Iorque, e espera que o objeto chegue a atingir o milhão de dólares.

A guitarra em causa é uma Martin D-18E, fabricada em 1959, que será vendida em conjunto com o estojo original do líder dos Nirvana. O estojo foi decorado pelo próprio Kurt Cobain com um folheto do álbum de 1990 “Feel the Darkness”, da banda punk Poison Idea, e conta ainda com palhetas e cordas bem como um estojo de talheres (garfo, faca e colher).

No seu site, a leiloeira lembra que Kurt Cobain estava habituado a destruir guitarras no final de concertos mas esta Martin que o acompanhou no MTV Unplugged foi cuidadosamente pousada na sua estante no centro do palco no final do concerto.

O leilão vai decorrer em Beverly Hills, a 19 e 20 de junho. Os iteressados podem participar online.