Man cave

Disquetes há muito esquecidas escondiam jogo com 30 anos inspirado em blockbuster com Tom Cruise

Jogo da Nintendo Entertainment System inspirava-se em blockbuster protagonizado por Tom Cruise em 1990.

À medida que o mundo dos videojogos evoluiu, não é só o futuro da indústria que fica mais interessante. É também o seu passado. Como podemos ver no jogo que estava perdido em 21 disquetes há muito esquecidas que só agora foi recuperado. Num trabalho de programação cuidadoso, a lembrar o de um arqueólogo, foi possível recuperar um jogo que nunca chegou a ver a luz do dia.

O jogo em causa data de 1990 e ia ser lançado na Nintendo Entertainment System. O jogo era inspirado em “Days of Thunder” (“Dias de Tempestade”, no título em português), um filme  de corridas protagonizado por Tom Cruise e que foi na altura um sucesso de bilheteira.

O jogo foi recuperado pela Video Game History Foundation, que tinha consigo material do produtor Chris Oberth. O produtor faleceu em 2012 e a sua família doou o material à organização.

Entre o espólio estavam 21 disquetes que, após muito trabalho de recuperação, permitiram perceber que o jogo funcionava a 100%, permitindo fazer qualificações, corridas e até ter uma versão pixelizada de Tom Cruise a festejar em caos de vitória.

Explica o “Engadget” que não era possível trabalhar o código com um simples emulador. Foi necessário trabalho de programação envolvendo um sistema DOS que, aos dias de hoje, parece coisa da idade da Pedra. Agora, há planos para colocar o jogo à venda como forma de apoio à viúva de Oberth. O código do jogo também vai ser disponibilizado.

“Não há nada que eu não consiga fazer num carro de corrida”, ouve-se Tom Cruise afirmar no trailer de um filme que contou com um elenco impressionante: Randy Quaid, Robert Duvall, John C. Reilly e ainda Nicole Kidman, que chegou a estar casada com Tom Cruise durante uma década e que foi precisamente nas filmagens de “Days of Thunder”  que se conheceram.