Desporto

É oficial: Lisboa será o palco da fase final da Champions League

Competição foi interrompida pela pandemia e será retomada num formato diferente.

O campeão da Europa de clubes desta época vai passar por Portugal. A UEFA já confirmou que a competição será realizada em Lisboa, no Estádio de Alvalade e no Estádio da Luz, numa fase final a oito que irá determinar o vencedor da Liga dos Campeões.

A capital portuguesa receberá assim eliminatórias de jogo único, entre 12 e 23 de agosto. No total, serão sete partidas a disputar: quartos-de-final, meias-finais e final.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, confirmou esta quarta-feira, 17 de junho, após a reunião do Comité Executivo do organismo, que a final a oito da Liga dos Campeões, com sete jogos – quartos de final e meias-finais a uma mão, mais a final – realizar-se-á em Lisboa.

Recorde-se que Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e PSG já estão apurados para os oitavos de final. Por realizar ficaram os jogos da segunda mão entre Manchester City-Real Madrid (2-1), Juventus-Lyon (0-1), Barcelona-Nápoles (1-1) e Bayern-Chelsea (3-0), jogos esses que estão agendados para 7 e 8 de agosto e que ainda poderão decorrer entre nós.

O Liverpool, ainda campeão em título, já não poderá revalidar o título após ter sido eliminado pelos colchoneros.

Inicialmente, a final estava prevista para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia, mas o novo coronavírus veio alterar o calendário das competições, noemadamente do Euro2020, que já estaria a realizar-se por esta altura mas que foi adiado para  2021.