Cultura

Os tabuleiros de Monopólio mais espetaculares de sempre – e há um de “The Walking Dead”

Troque as casas e os hotéis pelos castelos épicos de "A Guerra dos Tronos".

Neste jogo, o Carl continua a ser um chato.

Há 84 anos, Charles Darrow criou o jogo que fez crianças e adultos perderem horas a fio em jogos que, por norma, terminavam quando se encontrava o batoteiro. Nessa altura, as cartas eram escritas à mão e as casas e hotéis feitos de madeira. O Monopólio foi publicado em 47 línguas e vendido em 100 países. Mas andar sempre pelas mesmas ruas, à procura do momento oportuno para roubar o Rossio e a rua Augusta, acaba por tornar-se monótono.

Nem o mais famoso jogo de tabuleiro da história se livra de novas versões. Ao todo, contam-se cerca de 300 edições especiais – sendo que a mais cara de todas foi feita em 1998, por um joalheiro, e que foi avaliada em dois milhões de euros. Umas são mais especiais (e caras) do que outras, mas nem por isso mais divertidas. Sabia que existe uma edição dedicada apenas às personagens da série da Netflix “Stranger Things”? Ou que é possível comprar os castelos de King´s Landing na versão especial dedicada a “A Guerra dos Tronos”?

A cultura pop tomou conta do velhinho Monopólio, adaptou-se aos tempos modernos e vai fazê-lo ir a correr à loja do lado para comprar um tabuleiro novo. De edições com os Metallica a tabuleiros inspirados em séries de televisão, estas são definitivamente as melhores versões de sempre do jogo.

Carregue na imagem para as conhecer.