Cultura

Como é que os atores filmam as cenas de sexo? Com uma meia cosida

Ao contrário do que parece no cinema, nem tudo é assim tão sexy durante as gravações.
"Ninfomaníaca" é um dos filmes eróticos mais conhecido dos últimos anos

As cenas de sexo nos filmes de Hollywood podem ser ultra sensuais, mas ao contrário do que possa pensar, não são assim tão estimulantes para quem as interpreta.

Por causa dos ângulos da câmara, as luzes, os realizadores exigentes e a dificuldade em filmar cenas íntimas, é frequente as gravações demorarem várias horas. Por isso, qualquer entusiasmo que pudesse haver no set desaparece ao longo das gravações.

“Passar sete horas consecutivas a simular sexo não é confortável. É bastante aborrecido”, disse à “Interview Magazine” a atriz Dakota Johnson, que interpreta a protagonista de “As Cinquenta Sombras Mais Negras”, realizado por James Foley.

“Não é sensual ou um ambiente prazeroso. É muito quente, e não numa maneira sexual e fogosa. É apenas suado. Além disso, as minhas mãos e pernas estavam amarradas, eu estava vendada e a ser atingida por um instrumento bizarro”, revelou a atriz norte-americana noutra entrevista, desta vez à “Women’s Health”.

Entre as gravações do primeiro filme, o ator com quem fez estas cenas, Jamie Dornan, visitou uma masmorra sexual verdadeira para tentar entender o mundo do sado-masoquismo. “Foi uma maneira muito estranha de passar uma noite de quinta-feira e provavelmente não vou ter muitas como esta”, disse o britânico ao “The Independent”.

Dornan interpreta Christian Grey, um milionário misterioso que atrai a ingénua Anastasia Steele. Apesar de, neste novo filme, a protagonista estar mais cautelosa, não vai resistir por muito tempo. Há bons e maus motivos para ver o filme, mas isso é outro artigo.

Até lá, mostramos-lhe alguns dos objetos e técnicas que os atores usam para filmarem cenas de sexo no cinema.

Perucas púbicas

Para que raio serve uma peruca púbica? A origem é da Idade Média — havia epidemias de piolhos púbicos e por isso os casais usavam pelo falso. As prostitutas também usavam estas perucas para disfarçarem sintomas das doenças sexualmente transmissíveis.

Agora, são usadas em Hollywood para manter a aparência, em certas cenas, e diminuir o contacto entre as partes íntimas dos atores. O jornal “The Daily Beast” diz que Kate Winslet usou uma destas perucas em “O Leitor”.