Comer e beber

Os melhores vinhos do Porto que pode comprar até 15€

Não precisa de gastar muito dinheiro para ter um grande Porto em casa. A PLAYBOY explica-lhe tudo.

Ter uma boa garrafa de vinho do Porto em casa é uma das regras implícitas de qualquer lar. Seja como aperitivo ou para degustar no final de uma refeição abastada, oferecer um bom Porto aos convidados é uma questão de elegância. E saber apreciá-lo não é menos importante. Só que, por vezes, os preços podem ser proibitivos. Mas não tem que esvaziar a carteira para poder ter um grande exemplar na garrafeira lá de casa.

Comecemos pelo básico: o vinho do Porto é um vinho fortificado, feito mediante a adição de uma porção de aguardente vínica antes de terminado o seu processo de fermentação. Isto significa uma paragem da degradação do açúcar natural da uva, resultando numa bebida mais rica, redonda, macia e alcoólica no sabor.

Existe igualmente uma grande variedade de estilos e métodos de produção do vinho do Porto, cada um com as suas cores e travos característicos. Desde os Ruby, Reserva ou Late Bottled Vintage, vinhos de cor avermelhada profunda, de sabores jovens intensos e frutados, com destaque para os aromas de frutos vermelhos, aos Tawny, mais envelhecidos e com aromas preferenciais a especiarias, madeira e noz – os vinhos do Porto rapidamente se tornaram mundialmente famosos.

A fama trouxe adeptos e a projeção internacional trouxe, inevitavelmente, um aumento de preço nas marcas estabelecidas. Mas o mundo dos Portos não se esgota nas grandes famílias, pelo contrário, existem pequenas quintas com produções muito interessantes deste vinho fino.

Para as descobrir, a PLAYBOY foi até à Garrafeira do Carmo, a autoproclamada Catedral do Vinho do Porto, e esteve à conversa com Jorge Quintas, para tentar descobrir aquelas garrafas especiais com nomes desconhecidos e preços simpáticos. Não só vai poupar no preço final como vai fazer um brilharete ao contar aos seus amigos como encontrou aquele achado.

Carregue na galeria abaixo para conhecer todos os grandes vinhos que pode levar para casa por menos de 15€. No final damos-lhe ainda uma surpresa. É mais cara do que as restantes, é certo, mas os responsáveis da Garrafeira do Carmo garantem que nunca bebeu nada assim.