Bem-estar

Ponha as botas e vá descobrir um novo trilho entre os socalcos do Douro

O Trilho de São Cristóvão do Douro é um percurso de paisagens vivas, únicas, coloridas e esventradas pelo rio.

“À proa de um navio de penedos a navegar num doce mar de mosto”. É assim que Miguel Torga define como é viajar pelo rio acima entre as escarpas do Douro Vinhateiro. O Trilho de São Cristóvão do Douro convida a isso mesmo: um percurso de paisagens, entre Provesende e o Pinhão, passando por aldeias vinícolas, com o rio por companhia. O percurso tem pouco mais de quatro quilómetros e demora entre uma hora e meia a duas horas a percorrer.

O trajeto é fácil, sempre a descer e pode ser feito de forma descontraída, aproveitando para desfrutar da longa vista sobre os vinhedos. Começa no Pinhão, junto à igreja de Provesende e segue por pequenas ruas de pedra até sair da vila, em direção à aldeia de S. Cristóvão do Douro.

A caminhada percorre a parte sul de São Cristóvão e passa junto da Quinta do Junco até entrar em Provesende — uma aldeia vinícola que pode ser visitada. As plantações do Douro Vinhateiro surgem em socalcos, em patamares e ao alto. As terras conseguem contrariar os enormes declives e a erosão, o que faz dos muros de xisto elementos distintivos desta paisagem.

Powered by Wikiloc

Após uma pequena volta pela região, o percurso acaba por regressar a São Cristóvão em direção ao rio Pinhão e de volta à vila com o mesmo nome. O trajeto vai ao longo do rio e afluente do Douro e a vila situa-se na margem direita, sendo considerada o coração do Alto Douro Vinhateiro, onde se localizam as muitas quintas que produzem o vinho do Porto. Estas podem ser visitadas e eventualmente incluir uma prova de vinhos.

Um dos principais conjuntos patrimoniais do Pinhão é a estação de caminhos de ferro, construída no século XIX. Tem painéis de azulejos que retratam o quotidiano da zona. Este trilho acaba por ser um passeio tranquilo que permite descobrir o nordeste de Portugal e a região do Douro enquanto esta se enche de cor.

Carregue na galeria para ver mais imagens.