Bem-estar

Como ficar musculado como Jason Momoa, o gigante Aquaman

O nosso Dothraki preferido está ainda maior no novo filme. Se quiser imitá-lo e ganhar um eight pack, só tem que seguir as dicas do personal trainer Tiago Silva.

Jason Momoa é o novo herói da DC Comics a ter direito a um filme só para ele, mas para encarnar a personagem de “Aquaman” teve de se dedicar a uma rotina de treino insana. Entre crossfit, circuito de intensidade (HIIT) e trabalho de core com bola medicinal, saiba que se quiser ficar como o ator, a tarefa não é assim tão simples.

O personal trainer Tiago Silva fez um plano semelhante ao do Aquaman para que possa ficar musculado como o super-herói, mas ressalvou à PLAYBOY que é necessário ter uma estrutura semelhante à do ator para conseguir resultados idênticos. Nota: Momoa tem 1,93 metros, ombros largos e uma cultura de treino que poucos podem ambicionar.

Para o filme, o nosso Dothraki preferido tinha de atingir um peso entre 110 a 120 quilos. O protagonista terá adaptado o circuito que o Gerard Butler usou para ficar em forma para “300”. “ Momoa teve de sair do estereótipo dos últimos filmes e optar por um plano que o tornasse mais seco e tonificado”, explica à PLAYBOY o personal trainer. Para isso, “teve de mudar o sistema de treino e adaptar um que o fizesse secar, ficar com as costas em V e um abdominal definido, tal como quem nada habitualmente”.

Como ficar musculado como Jason Momoa, o gigante Aquaman
Jason Momoa teve de fazer muito trabalho de cordas.

Tiago Silva estabelece as diferenças entre o corpo de Momoa em diferentes fases. No filme “Conan, o Bárbaro” de 2011, o ator tinha um corpo muito mais denso e massudo”. Como interpretava um guerreiro, “a ideia era, sem dúvida, ganhar o de máximo volume possível” e, por isso, usou um método de treino para o aumento da massa muscular, onde teve de trabalhar quatro a cinco séries de dez a 12 repetições para cada músculo e com seis a oito exercícios. O objetivo passava por tentar chegar ao nível de volume muscular do Conan original, interpretado por Arnold Schwarzenegger em 1982.

Para encarnar Khal Drogo em a “Guerra dos Tronos”, a meta foi semelhante, “até porque representava uma personagem rude, grande, que comia e bebia muito”. Foi no filme “Liga da Justiça” de 2017 que Jason Momoa teve de iniciar o novo treino, tendo em conta que foi aqui que a sua personagem como Arthur Curry, o Aquaman, foi apresentada.

Abdominal, braços, costas e peito

Primeiro, Momoa teve de centrar-se no abdominal para conseguir com um “six ou eight pack”. Para o conseguir fez pranchas, elevações de pés à barra e HIIT (de 30 segundos, com mais 30 de descanso) – “muito treino de CrossFit ou circuito”, frisou o treinador.

Para parecer um verdadeiro Aquaman, que passa o tempo a puxar uma enorme besta marinha, “teve também de fazer muito trabalho de cordas e remada, para aguentar as longas horas de filmagens agarrado às cordas”. O PT explica também que, para dar a ideia que é um homem dos mares nato, teve de simular o corpo de um nadador com as costas em “V” e o objetivo foi ganhar mais volume de costas face ao de peito. Como? O PT aconselha trabalhar com algum material como as Battle ropes, kettlebells e fazer muitas elevações na barra.

Para treinar os ombros seja frontal, posterior e lateral, pode usar bolas medicinais ou discos de peso no tapete, mas principalmente fazer elevações em barra fixa e puxar as pernas ao tronco ou os pés às mãos, o chamado Toes to Bar. Segundo Tiago Silva, tem certamente de fazer “um pouco mais de treino cardiovascular para secar, ganhar resistência aeróbica e tonificar aumentando o nível de ombros e das costas e o ideal é usar a máquina de remo indoor.

Partindo deste princípio, poderá fazer um WOD ou Treino do Dia, diferente todos os dias e assim “trabalhar todo o corpo, englobando vários exercícios, sempre com pesos e várias repetições para ganhar resistência. Esse esforço “deverá ser complementado com treino de força específica para as zonas musculares que pretende realçar”. O ideal é fazer três a quatro exercícios de cada zona, alternando a carga e as repetições, por exemplo, 12-10-8 repetições, com aumento de carga de uma série para outra. E ainda fazer crossfit quatro ou cinco vezes por semana.

O personal trainer sublinha que tendo em conta que a cada dia pode trabalhar um grupo muscular diferente, com vários outros exercícios, não necessita de descansar tanto como se estivesse a fazer um trabalho de hipertrofia, ou seja, baseado na musculação intensa.

Momoa chegou a ganhar 25 quilos de massa magra. Note-se que ainda gosta de escalada, corrida, boxe, surf, natação e skateboard. É imparável. Mas, se não tiver a estrutura do Momoa, pode sempre ir ver o filme ao cinema. A produção é realizada por James Wan e estreou na quinta-feira, 13 de dezembro. O elenco de “Aquaman” conta também com Patrick Wilson como Mestre do Oceano, Nicole Kidman como a Rainha Atlanna, Willem Dafoe como Vulko e Amber Heard como Mera.