Bem-estar

A sopa de outono que o ajuda a afastar as gripes e constipações

A receita é de abóbora manteiga e entra na categoria de comida de conforto. Além disso é vegan, saborosa e vem perfumada com especiarias.
Foto: Love & Lemons

Com o outono frio e chuvoso, é tempo de sopas quentes e saborosas. Por isso, sugerimos uma sopa com produtos sazonais e com imensos benefícios vitamínicos — uma sopa de abóbora manteiga. Mais importante é que é saborosa e altamente nutritiva. É uma boa fonte de vitaminas A e C, de minerais como magnésio e potássio e é rica em antioxidantes e em fibras.

Além disso, os restantes ingredientes são igualmente vantajosos para a saúde. O gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório e é bastante eficaz contra a tosse e a dor de garganta. O alho ajuda a baixar o colesterol, combater infecções e diminuir a pressão alta, assim como também aumenta a imunidade.

A receita é da “Love & Lemons” e demora apenas cerca de 40 minutos a fazer — dez minutos a preparar e 30 para cozinhar. Esta sopa de abóbora manteiga é vegan e o melhor alimento para o outono, assim como para o planeta. Pode guardá-lo no frigorífico até quatro dias ou congelá-la durante alguns meses.

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 cebola grande picada
½ colher de chá de sal marinho
Uma abóbora manteiga em cubos
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sálvia fresca picada
½ colher de sopa de alecrim
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 pitada de pimenta preta moída na hora
3 chávenas de água

Preparação

Aqueça o óleo numa panela grande em fogo médio e adicione a cebola, o sal e várias a pimenta preta. Refogue até ficar translúcida, durante cinco a oito minutos. Adicione a abóbora e cozinhe-a até começar a amolecer, mexendo ocasionalmente. Adicione o alho, a sálvia, o alecrim e o gengibre. Mexa e deixe cozinhar entre 30 segundos a um minuto, até a mistura estar perfumada pelas especiarias. Depois, junte três chávenas de água e deixe ferver. Tape a panela e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. No final, pode deixar arrefecer e colocar a sopa no liquidificador para desfazer os ingredientes até obter um creme homogéneo ou pode simplesmente passar a varinha mágica. Tempere a gosto e sirva, por exemplo, com salsa fresca picada e croutons.