Bem-estar

Ideias simples para treinar sem ir ao ginásio — e algumas nem parecem exercício

Fazer exercício sem o fazer realmente parece uma tarefa impossível. É bem mais fácil do que julga. só tem que encaixar estes hábitos na rotina diária.

Depois das festas, a história repete-se: as rabanadas, o arroz doce, o pão-de-ló e todas as iguarias foram-se, mas os quilos a mais ficaram. Se pensa que agora só lhe resta passar horas a fio no ginásio enquanto sofre, está enganado. Há boas maneiras de abater aquelas rabanadas todas sem ter de treinar efetivamente. A solução chama-se chama-se HIIPA (High-Intensity Incidental Physical Activity) e é um treino que tem como objetivo transformar hábitos do dia-a-dia em exercícios de alta intensidade, ou seja, pode simplesmente fazer a sua rotina normal, acrescentando ou substituindo pequenas ações por outras. O personal trainer Tiago Silva sugere à PLAYBOY atividades diárias que, se forem realizadas de forma contínua, podem queimar cerca de 438 calorias.

LEVE O CÃO A PASSEAR

É possível queimar até 150 calorias se andar apenas 30 minutos. Se não gosta de andar sozinho, pode simplesmente aproveitar para passear o cão e fazer uma espécie de dois em um. Aproveite para subir e descer escadas e troque a trela de mão para trabalhar os dois braços.

TREINAR A CAMINHO DO ESCRITÓRIO

Pode não ter outra alternativa senão ir de carro para o trabalho. Ainda assim, opte sempre por estacioná-lo a uns quarteirões do destino, para que tenha que caminhar durante parte do percurso. Se tiver que usar transportes públicos, saia algumas estações antes da desejada. Mesmo que a caminhada seja de apenas dez ou 15 minutos, pode queimar até 60 calorias.

CONDUZA ATÉ TER UM SIXPACK

Pode parecer tempo perdido, mas não é. Conduzir o carro durante 30 minutos pode gastar até 80 calorias — e pode aproveitar o tempo no trânsito para trabalhar os abdominais com o movimento das pernas e dos pés. Para isso, mantenha o abdominal contraído durante o percurso e faça pequenas inspirações a cada contração. Parece menos estafante do que fazer abdominais, não é?

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COMPRAR CERVEJAS E SAÚDE

É provavelmente das atividades mais chatas da semana. Fique então a saber que em 30 minutos de no supermercado pode gastar até 70 calorias. Melhor só mesmo se for a pé — se tiver que levar carro, estacione-o sempre no ponto mais afastado no parque. Enquanto transportar os sacos, aproveite para fazer pequenas elevações que trabalham bíceps e tríceps. Pare e cruze os braços à frente nos semáforos ou antes da passadeira para exercitar o peito e os ombros.

SEXO? SIM, POR FAVOR

Esta é talvez a única na qual não vamos precisar de perder muito tempo a convencê-lo. Seja como for, vale sempre a pena frisar as vantagens. É uma das atividades que mais calorias queimam: 20 minutos podem queimar até 280 calorias. Com maior intensidade e movimentos mais ousados, pode gastar até 500 calorias.

Ideias simples para treinar sem ir ao ginásio — e algumas nem parecem exercício
Créditos: John Rocha — Pexels

COZINHAR AS CALORIAS

Diz-se que é na cozinha que começa um bom treino. Mas sabia que só o facto de estar na cozinha o ajuda a queimar todas as calorias das rabanadas? Opte por pratos que não só demoram mais tempo a preparar como exigem algum trabalho. Inspire enquanto contrai o abdominal e faça uma contagem de cinco segundos. Solte o ar e repita cinco vezes. Pode ainda aproveitar para fazer a flexão do joelho até o cotovelo. Levante o joelho direito até ao cotovelo esquerdo e inverta para a outra perna e cotovelo. Contraia os músculos abdominais a cada vez. Faça dez de cada lado. Só a cozinhar pode queimar cerca de 45 calorias — ou mais, se fizer estes pequenos exercícios.

Artigo publicado originalmente na edição impressa da PLAYBOY Portugal. Pode adquirir exemplares anteriores na nossa loja online.