Bem-estar

Como conseguir fazer 50 burpees seguidos em 30 dias

O personal trainer Tiago Miguel Silva ajuda-o a tornar-se o rei dos burpees.

Um burpee é canja. Dez já não é uma tarefa para todos. 50 seguidos só pode ser mesmo obra do diabo. E se lhe dissermos que é perfeitamente possível? Vai exigir muita dedicação, é certo, mas é uma meta perfeitamente atingível em apenas um mês.

Antes de lhe lançamos o desafio, temos que perguntar: consegue fazer dez burpees bem executados? Passamos a explicar: no movimento, o peito deve sempre tocar no chão quando fizer a flexão, os braços devem estar à largura dos ombros e, ao subir, deve fazê-lo com um movimento explosivo. É mais complicado do que parece – e ainda mais se tentar fazer 50 burpees seguidos.

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O número é suficientemente ambicioso para desenharmos um plano que lhe permita chegar ao objetivo. Para isso, pedimos ajuda ao personal trainer Tiago Miguel Silva, que desenhou um plano de treino especial.

“Os burpees são um exercício muito completo. É preciso ter um core bastante desenvolvido, lombares e abdominais bem trabalhados. É preciso também ter força de ombros, tríceps, bíceps e no peito”, diz à PLAYBOY.

Antes que comece a saltar por aí, é importante que perceba que nos burpees, o segredo não está na velocidade, mas sim na técnica. Quanto mais depressa os fizer, mais cansado se vai sentir.

“O objetivo passa por encontrar uma boa cadência, para que mantenha uma boa respiração e os músculos possam oxigenar bem. Não estamos aqui a trabalhar com o cronómetro, por isso, quanto mais rápido os fizer, maior será o nível de cansaço. Tem que encontrar um ritmo com o qual se sinta confortável, caso contrário, não vai conseguir aguentar”, avisa Tiago Miguel Silva.

Agora que percebeu com o que é que está a lidar, prepare-se porque que a coisa não é nada meiga. O objetivo do plano é que vá aumentando gradualmente o número de burpees por semana. Isso vai obrigá-lo a enfrentar as máquinas do ginásio e, no final de cada treino, testar a sua capacidade física.

Por semana, irá ter que fazer três treinos. Em cada um deles vai trabalhar grupos musculares diferentes. No final de cada treino, deve fazer entre dez a 15 burpees. Na segunda semana, repita o treino, aumentando as cargas e aumentando o número de burpees. Ao fim de duas semanas, já deve ser capaz de fazer entre 20 e 25. Continue assim e até ao dia de toda a glória.

Carregue na galeria para conhecer o plano em detalhe.