Atualidade

Agora é a sério: coronavírus já chegou a Portugal

Dois pacientes que estiveram recentemente no estrangeiro foram diagnosticados.

O coronavírus continua a propagar-se e Portugal já se juntou à crescente lista de países com diagnósticos confirmados.

A imprensa adianta que os dois casos registados em Portugal foram registados no Porto, mais concretamente no Hospital de S. João. Em causa está um médico de 60 anos que esteve no norte de Itália de férias e um homem de 33 anos que esteve em Espanha em trabalho. Estão ambos internados em estado considerado estável, sendo que neste segundo caso aguarda-se a contra-análise para confirmar em definitivo o diagnóstico.

Recorde-se que foi no Japão que surgiu o primeiro caso de um português identificado com o vírus, um paciente que entretanto já teve alta. A epidemia do novo coronavírus, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 89 mil pessoas em 53 países de cinco continentes.

Além dos casos de portugueses, foi ainda recentemente confirmado que o escritor Luís Sepúlveda está infetado com o vírus. O autor sentiu os primeiros sintomas dois dias após ter estado em Portugal, onde participou no festival literário Correntes d’Escritas, que decorreu entre 18 e 23 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

sinais a que pode estar atento relativamente a este novo coronavírus, designado Covid-19. Até ao momento três mil pessoas perderam a vida. Os números do coronavírus continuam a ser atualizados diariamente.