Man cave

Volkswagen Type 20: uma versão moderna da pão de forma de 1962

O protótipo tem um sistema de suspensão pneumático criado pela Porsche e detalhes feitos através de software de design generativo.
Carregue nas setas para ver mais imagens

O novo protótipo da emblemática carrinha da Volkswagen, a Microbus de 1962, vulgarmente chamada de pão de forma, foi desvendada na quarta-feira, 3 de julho, durante a

O novo protótipo da emblemática carrinha da Volkswagen, a Microbus de 1962, vulgarmente chamada de pão de forma, foi desvendada na quarta-feira, 3 de julho, durante a inauguração do novo centro de investigação e engenharia da marca, na California, EUA. A Type 20 é mais ecológica e moderna.

Embora mantenha traços que a tornam facilmente reconhecível, como as 11 janelas do modelo Type 2, surge agora com detalhes num laranja vivo e um teto com ecrã que reproduz uma espécie de teto de abrir.

O design é quase orgânico. Os espelhos retrovisores e o volante são suportados por um material mais leve, mas de alta resistência e com formas baseadas na natureza. O tema é construído através de um software que usa um processo chamado design generativo.

É debaixo do capô que se encontram os componentes mais interessantes. A Type 20 vem com um motor elétrico de 120 CV, alimentados por uma bateria de 10 kWh, assim como um carregador de 2.500 watts. O veículo conta com um sistema de suspensão pneumático ativo desenvolvido pela Porsche – que lhe permite uma condução mais suave –, e traz inteligência artificial com assistente de voz integrado. Tem ainda com um sistema de reconhecimento facial para desbloquear as portas e um centro de entretenimento acessível através de um ecrã tátil.

O protótipo não deverá entrar em produção e apenas foi criado com o objetivo de mostrar como o velho e o novo podem ser combinados nos futuros projetos da Volkswagen. No entanto, a marca tem a sua nova I.D. Buzz Concept, uma versão futurista da carrinha Type I, que já tem o lançamento confirmado para 2022.