Man cave

Instagram já começou a esconder os gostos nas publicações

A plataforma pretende reduzir a pressão que os utilizadores sentem com a contagem.

O Instagram já tinha avisado que ia começar a testar uma forma de esconder a contagem de gostos. Agora, a medida já está a ser posta em prática. Depois de uma primeira experiência no Canadá, está a ser implementada em mais seis países – Japão, Itália, Brasil, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia – desde, quarta-feira, 17 de julho. Estes países já deixaram de ver os gostos em publicações da plataforma.

O teste chega apenas a utilizadores selecionados, e estes são notificados de que farão parte da experiência. Os ‘likes’ continuam a estar disponíveis para o utilizador da conta, bastando tocar na lista de nomes de seguidores para ter acesso à contagem.

A empresa refere que quer que os seus utilizadores se concentrem mais nas publicações e não na sua popularidade. O objetivo é aumentar a consciencialização sobre os efeitos na saúde mental dos jovens, os maiores adeptos das redes sociais.

A Royal Society for Public Health realizou um estudo, em 2017, que concluía que o Instagram “é a pior [aplicação] para a saúde mental dos jovens”, sendo mais viciantes que “álcool e cigarro”. Após a publicação do relatório da instituição britânica, o Information Commisioner’s Office do Reino Unido recomendou a exclusão da ferramenta de contagem de gostos na rede social.