Man cave

Estrada portuguesa é a melhor da Europa para a Ford

Uma série desenvolvida pela marca de carros foi à procura da melhor estrada para conduzir. Encontraram um paraíso em Portugal.

A Ford está a produzir uma série onde testa vários percursos por toda a Europa em busca daquelas que serão “As Melhores Estradas da Europa para Conduzir”. Até ao momento há dez vídeos com testes feitos pelos pilotos em diferentes locais e a estrada que tem melhor pontuação é portuguesa: a EN304.

Já todos tínhamos ouvido falar na beleza inigualável da EN222 entre o Pinhão e a Régua, diversas vezes classificada como uma das mais bonitas do mundo, mas não ficam por aqui as maravilhas das estradas portuguesas. Agora é a Ford que diz que a EN304 no percurso entre Ribas e Mondim de Basto, onde passa pelo Parque Natural do Alvão, “pode ser a melhor estrada da Europa”.

Com um Ford Focus ST, o jornalista Steve Sutcliffe percorreu a estrada durante três dias e os aspetos que mais destaca são a ausência de movimento, ótimo para quem quer conduzir à vontade, o facto de ser “larga, tem uma superfície perfeita, curvas bem ritmadas e vistas incríveis” e sublinha que “é um percurso inesquecível”. Ainda assim, alerta para o facto de não ser uma estrada fácil para pilotos menos experientes.

Numa outra perspetiva, o vídeo da Ford destaca também “as unidades hoteleiras de boa qualidade e baixo custo e os excelentes pequenos cafés tornam este cenário em Portugal um fantástico ponto de fuga”, o que é válido para os viajantes normais e não só para os condutores. As quedas de água e o rio Olo são outros pontos apreciados pela equipa da marca.

Num total de 60 pontos possíveis, a EN304 foi classificada com 57 pontos, o máximo até ao momento, ultrapassando vias na Ilha de Man, na Catalunha ou até nos Alpes. Categorias como Factor Emoção, Hospitalidade, Cenário e Comes & Bebes obtiveram a pontuação máxima.

Os troços entre Covide e Rossas e entre Campeã e Santa Marta de Penaguião fazem parte da mesma estrada e valem a pena explorar.