Man cave

O futuro veloz da BMW está neste monstro híbrido de 600 cavalos

O protótipo do Vision M NEXT, apresentado em Munique, até tem um sistema de reconhecimento facial que abre a porta de forma automática.
Carregue nas setas para ver mais imagens

É o “prazer da condução aliado a uma faceta ecológica”. Foi assim que a BMW apresentou o seu novo desportivo híbrido, um protótipo do Vision M NEXT, no evento #NextGen que decorre em Munique até quinta-feira, 27 de junho. O conceito apresentado procura demonstrar o que todos podemos esperar no futuro da divisão de alto rendimento da marca, a BMW M.

O novo carro conta com um sistema híbrido plug-in que oferece a opção entre a tração integral ou a tração traseira, com um modo 100% elétrico ou proporcionado por um motor de quatro cilindros em linha turbo.

O visual é inspirado nos BMW Turbo de 1972 e nos i8 de 2013. Tem linhas curvas, as portas portas abrem para cima, ao estilo de asas de gaivota e a carroçaria é apresentada na cor laranja matizada Thrilling Orange e em prateado Cast Silver. O conceito conta com um sistema de reconhecimento facial que abre a porta de forma automática.

Tem um motor térmico e dois motores elétricos – um em cada eixo –, combinados com uma potência de 600 CV, que lhe permite atingir 300 km/h de velocidade máxima e acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas três segundos. Na opção em modo elétrico a sua autonomia é de 100 quilómetros, suficiente para as necessidades do dia a dia.

A marca alemã sublinha dois conceitos do modelo desportivo: o ease e o boost. O primeiro é dedicado à condução autónoma e o segundo à vivência mais desportiva e que lhe dá uma potência suplementar.
Uma das grandes novidades é a tecnologia de luz laser – a Laser Wire light. A BMW descreveu-a como “uma única e fina fibra de vidro que produz um traço ECG abstrato de um batimento cardíaco modelado com alta precisão”, segundo cita o “Motor1”.

O volante tem uma configuração horizontal auxiliado de dois ecrãs, um pequeno monitor vertical curvo a servir de painel de instrumentação e o head-up display em visualização translúcida – que se adapta consoante a velocidade de forma a torna-se minimalista para evitar distrações. O pára-brisas pode ser utilizado como um conceito de realidade aumentada com linhas de trajetória em tempo real.

O protótipo do BMW Vision M Next Concept parece antecipar o padrão dos futuros modelos da M, embora não se saiba se este carro alguma vez será produzido.