Comer e beber

Os melhores produtos da Madeira e dos Açores chegaram a Alvalade

A Mar a Terra é a nova loja da cidade e tem mais de 1000 artigos para escolher. Às sextas e sábados há poncha caseira e música ao vivo.

Na nova loja de Lisboa vai conseguir viajar ao mesmo tempo por todas as ilhas portuguesas. Chama-se A Mar a Terra, fica em Alvalade, abriu no final de setembro e tem produtos da Madeira e Açores. O novo espaço tem 200 metros quadrados e mais de 1000 produtos para escolher, desde vinhos, licores, queijos, conservas e vários doces.

Iolanda Silva, 52 anos, e Vitor Fernandes, 31 anos, mãe e filho, são os responsáveis pelo novo espaço. Iolanda é madeirense, mas vive em Lisboa há muitos anos. Começaram a ter produtos da Ilha em feiras e quiosques, mas foi em 2013 que abriram uma primeira loja, a a Cantinho Tradicional, no Shopping Palmeiras, em Oeiras.

“Quisemos agora vir para um espaço de rua, num bairro que continua a ser uma aldeia urbana onde as pessoas se conhecem e há um espírito verdadeiramente lisboeta, com muita dinâmica”, explica Vítor Fernandes. Assim surgiu o A Mar a Terra, aos quais juntaram as sugestões dos Açores às da Madeira que já trabalhavam.

Nas prateleiras tem as várias sugestões identificadas que onde chegam. Há licores, vinhos, conservas, bolachas, queijos, compotas, bolo levedo, bolo do caco ou sumos. Já tudo à disposição como se uma mercaria se tratasse. É chegar, juntar o que quiser e sair.

O espaço esteve em obras durante um mês e além da zona de mercearia, tem uma área dedicada a cafetaria. Aqui servem doces regionais, pratos de queijos tradicionais, enchidos e tostas. N’A Mar a Terra há capacidade para 28 pessoas.

Os melhores produtos da Madeira e dos Açores chegaram a Alvalade

Ali vão também fazer apresentações de pequenos produtos. É no Facebook que irão fazer a divulgação. Melhor que tudo isto, é que às sextas é sempre dia de poncha caseira. Já aos sábados há música ao vivo.

Certas são também as degustações que de quinta a sábado variam na pequena mesa da entrada. Também encontra na nova loja produtores de outras regiões do País, de produtores mais pequenos, como da Beira Baixa, Estremadura ou Alentejo.