Comer e beber

Lisboa tem um novo café literário com petiscos (e obras) de todo o mundo

O Ler Por Aí abriu na zona dos Anjos. É livraria, mas também tem uma zona de refeições onde se fazem vários eventos.
É o novo spot da cidade.

“Quando vamos viajar, há sempre sugestões de guias sobre o que comer, o que ver e dormir, mas nunca nos dizem o que ler.” Foi a partir desta premissa que Margarida Branco, 49 anos, criou em 2006 o site Ler Por Aí. Nessa plataforma partilhava sempre livros que se passavam em cidades, países ou lugares. O projeto evoluiu e desde 21 de março que é  também um café literário com livraria e vários petiscos.

O espaço físico da Ler Por Aí abriu na zona dos Anjos, em Lisboa. “Esta era uma ideia que já estava a ser pensada desde o início, mas só agora é que a conseguimos concretizá-la”, explica Margarida Branco. É formada em gestão e tirou também o mestrado em programação e gestão cultural.

“Comecei com a partilha dos textos sobre livros, mas depois passei também a fazer alguns passeios, jantares e chás, sempre com a temática de alguma obra.” É nos jantares que entra o segundo sócio, Luís Serpa, 61 anos. Escreveu algumas sugestões para o site, ajudou a organizar os eventos gastronómicos e está agora responsável por toda a parte de petiscos do café Ler Por Aí.

“Todos os produtos estão ligados a algum lugar. Temos, por exemplo, tzatziki da Grécia; húmus do Médio Oriente; tapenade de França; guacamole e nachos do México”, explica Luís. O menu nunca é fixo e o objetivo é mudar ao longo dos meses. Há alguns vinhos nacionais, queijos e também enchidos. “Podemos organizar viagens até aos produtores portugueses que nos servem algumas das sugestões.”

O balcão de bar é logo a primeira coisa que vê assim que entra. Além dos nacionais, tem vinhos da Hungria, Itália, Grécia e Chile. Depois de um corredor, encontra a zona de refeições. Há lugar para 40 pessoas. É aqui que vão fazer os vários eventos. No Facebook serão todos anunciados, mas há alguns com dia fixo.

É o caso do karaoke de leituras, às sextas-feiras, em que são projetados excertos de livros; às segundas existe o altelier de leituras em voz alta; e as últimas quintas de cada mês são dedicadas aos jantares. Pode saber como se inscrever também nas partilhas que fazem nas redes sociais.

Outra das áreas do Ler Por Aí é a livraria, claro. É a última das salas do espaço e apresenta várias obras, todas relacionadas com lugares, a temática base de todo o projeto.

Carregue na galeria para saber mais sobre o novo Ler Por Aí.

Morada: Rua Jacinta Marto, 10B, Lisboa
Horário: das 16h às 00h; sábado e domingo a partir das 11h