Bem-estar

Toda a gente anda louca com esta receita portuguesa de pão saudável

É uma alternativa sem glúten nem laticínios que está a tornar-se viral nas redes sociais.
A NiT tem a receita para partilhar.

É conhecido como o pão maravilha e é um sucesso em Portugal. Estamos a falar de uma versão saudável e sem glúten nem laticínios que toda a gente anda louca para experimentar. A receita é da autora do blogue “Mamã Paleo“, Ana S. Guerreiro, que começou a seguir uma alimentação paleo há uns anos e mudou a sua vida.

Além de ter perdido 17 quilos sem privações, sente-se mais saudável do que nunca. Só lhe custou deixar de comer uma coisa: pão.

“Sou filha de uma algarvia e de um alentejano e, por isso, pão era algo que nunca faltava lá em casa. Então, senti necessidade de criar algo sem glúten, dentro do conceito paleo, que me ajudasse, de certa forma, a matar as saudades deste alimento”, conta.

Uma das suas versões mais populares são os pãezinhos de bata doce. Mais recentemente, o tal pão maravilha roubou esse título.

Segundo Ana S. Guerreiro, que também é autora do livro “Dieta Sem Dieta” (17,50€), centenas de pessoas partilharam a réplica do preparado nas redes sociais. “Pão mais pão não há” ou “o pão maravilha é mesmo maravilhoso” são alguns dos comentários que podem ler-se.

“Este pão também é vendido por muita gente um pouco por todo o País, assim como por pequenas empresas que vendem produtos paleo caseiros. E alguns restaurantes dentro do conceito também adotaram o pão”, revela.

A lista de ingredientes é longa (são 11) mas não se assuste: o modo de preparação é rápido — grande parte do trabalho fica a cargo no forno. Tome nota da famosa receita.

Do que precisa

— Uma chávena de linhaça dourada moída;
— Uma chávena de farinha de trigo sarraceno;
— Uma chávena de polvilho doce;
— Meia chávena de farinha de coco;
— Meia chávena de farinha de amêndoa;
— Quatro ovos;
— Uma chávena de água morna;
— Uma colher de sopa de vinagre;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten ou bicarbonato de sódio;
— Três colheres de sopa de leite de amêndoa ou coco;
— Sal (a gosto).

Como se faz

Comece por misturar as farinhas e o fermento. Em seguida, bata os ovos e junte o leite, a água e o vinagre. Adicione o preparado às farinhas e mexa bem.

Entretanto, forre uma forma de bolo inglês com papel, manteiga e passe para lá a massa, que deve estar bem espessa. Coloque as sementes de sésamo por cima (ou outras a gosto). Por fim, leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante cerca de 30 minutos. Desenforme e leve ao forno durante mais dez a 15 minutos.

Dica da autora: “Ao arrefecer fica mais seco mas, se desejar que fique mais seco ainda, pode fatiar e levar ao forno mais cinco minutos.”

Carregue na galeria para descobrir outras receitas paleo populares de Ana S. Guerreiro.