Bem-estar

O novo chá para emagrecer é feito com o ingrediente mais básico de sempre

É bem provável que o tenha em casa. Problema: nunca tirou todo o proveito dele.
Pode mesmo ser útil.

A salsa é uma erva aromática bastante utilizada em todo o mundo. Há várias razões para isso, como o facto de ser fonte das vitaminas A, C e K, de ferro, cálcio, fósforo, manganês e, ainda, ácido fólico — nutrientes importantes para o organismo. Recentemente, juntou-se mais um benefício à lista: ajuda a emagrecer.

É que 100 gramas de salsa contêm, aproximadamente, apenas 36 calorias. É por isso que este ingrediente tem sido consumido em chá.

“Além dos benefícios para a saúde, a bebida tem propriedades diuréticas e ajuda a reduzir o volume abdominal”, conta a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Na prática, o chá de salsa ajuda a combater o inchaço que surge por causa da retenção de líquidos, já que estimula a eliminação desse excesso de água através da urina.

Quanto à sua preparação, basta colocar folhas frescas ou secas numa chávena de água a ferver e depois beber para obter os benefícios da erva aromática. A recomendação é ingerir esta bebida depois das refeições.

chá

Os outros benefícios da salsa

Embora seja um alimento comum em Portugal, a maioria das pessoas nem imagina as inúmeras vantagens associadas ao seu consumo.

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, a salsa também é rica em antioxidantes que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, assim como a proteger-nos contra doenças crónicas.

“Apesar da evidência científica ainda ser escassa, o facto de ter propriedades diuréticas ajuda não só a reduzir o inchaço mas também a prevenir o aparecimento de cálculos renais. Já o seu elevado teor em vitamina C pode melhorar o sistema imunitário e promove a síntese de colagénio.”

Outro dos benefícios da salsa está relacionado com o facto de este alimento ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Resumindo, o chá de salsa pode ser bom para a saúde e para a dieta, já que é rico em nutrientes importantes e ajuda a desinchar e reduzir o volume abdominal que quer perder. Porém, só funciona se for incluído num estilo de vida saudável. Não é a ação isolada desta bebida que vai fazer com que consiga atingir os seus objetivos corporais.

Carregue na galeria para conhecer outras sete receitas onde pode incluir este superalimento, como crepe de cenoura e salsa e puré de brócolos.