Bem-estar

A manteiga saudável e vegan para barrar no pão

Consegue preparar esta receita em menos de cinco minutos. Siga o modo de preparação e comprove.

Já percebemos que o pão não engorda desde que, claro, o saiba escolher. Contudo, esta não deve ser a sua única preocupação, já que a manteiga também contribui para o número de calorias que vai ingerir por dia. A NiT tem a receita de uma alternativa mais saudável.

É uma manteiga vegetal ou, se preferir, vegan, que não contém corantes. Além disso, não tem o óleo de palma na sua base.

“Esta manteiga é muito fácil e rápida de fazer. Para ter um pouco mais de sabor, decidi adicionar ervas. Assim, além do pão, ela também pode ser utilizada em legumes grelhados, por exemplo”, diz à NiT Eva Gür, autora do blogue “Jornada do Sabor“.

Do que precisa (para 100 gramas)

— 30 mililitros de leite de soja;
— 60 mililitros de óleo de coco;
— 60 mililitros de óleo de girassol;
— Uma colher de chá de vinagre de maçã;
— Uma pitada de sal;
— Uma pitada de curcuma;
— Uma colher de chá de ervas a gosto;
— Uma colher de chá de alecrim fresco picado;
— Uma colher de chá levedura nutricional (opcional).

Como se faz

A primeira coisa que deve fazer é juntar todos os óleos, o vinagre de maçã e o leite de soja numa tigela. Comece a bater devagar durante um minuto. Depois, acrescenta as ervas, o sal e a curcuma, bem como a levedura nutricional. Bata durante mais dois a três minutos com a ajuda de uma batedeira, até ficar bem cremosa.

Em seguida, passe esta mistura para uma forma de vidro ou plástico reutilizável e deixe no congelador ou o frigorífico para ficar firme.

A manteiga saudável e vegan para barrar no pão

Mas há mais: também lhe damos cinco alternativas de petiscos saudáveis que pode pôr no pão. Carregue na galeria para os conhecer.