Bem-estar

O chá viral que ajuda a diminuir o apetite (e a queimar gordura)

É feito a partir de uma planta medicinal bastante conhecida. A nutricionista Sónia Marcelo explica.

Provavelmente conhece-a como carqueja. No entanto, o seu nome científico é baccharis trimera. Estamos a falar de uma planta medicinal muito comum no norte e centro do País que, recentemente, passou a fazer parte de um dos métodos mais populares para perder peso.

“Possui propriedades anti-inflamatórias e antigripais. Além disso, tem uma ação antioxidante”, diz a nutricionista Sónia Marcelo.

Esta super planta é também conhecida por manter a glicémia estável no sangue, já que ajuda a diminuir a absorção de açúcares ingeridos através da alimentação; e desintoxica o fígado graças aos flavonóides, que têm uma ação protetora.

Segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, destaca-se ainda a sua utilidade na melhoria da digestão e na redução dos níveis de colesterol. No entanto, esta não é a principal razão pela qual a carqueja se tornou tão popular.

Então, aqui vai: ela é útil no processo de emagrecimento, devido aos seus compostos.

“Tem um efeito diurético, ajudando na eliminação de líquidos, e uma ação termogénica, o que quer dizer que aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Ou seja, aumenta o gasto energético do corpo”, conta.

A carqueja é igualmente ótima aliada na diminuição do apetite. E a melhor parte é que é bastante fácil introduzi-la no dia a dia através de um chá — o tal novo método para perder peso.

O chá viral que ajuda a diminuir o apetite (e a queimar gordura)

De acordo com a especialista, o ideal é tomar uma chávena antes das refeições. Só tem de misturar duas colheres de chá rasas com uma chávena de água. Depois, ferve durante um minuto e deixa em infusão durante cinco minutos.

A versão normal deste chá está à venda nas lojas Celeiro por 1,90€ (50 gramas). Se preferir, pode optar pela alternativa bio, que custa 2,60€ (50 gramas).

“Contudo, não é apenas por consumir chá de carqueja que vai emagrecer. A planta ajuda no processo de emagrecimento, mas é fundamental realizar uma alimentação saudável e praticar exercício físico”, alerta a nutricionista.

Existem contra-indicações

Este chá não deve ser consumido durante a gravidez e no período de amamentação, uma vez que “pode provocar aborto”. Também não é recomendado para quem tem a tensão baixa ou diabetes mellitus não controlada.

Mesmo que não apresente nenhuma destas patologias, saiba que o chá de carqueja não deve ser consumido em doses elevadas, nem durante um longo período, já que existe o risco de toxicidade.

Carregue na galeria para conhecer outros oito chás que ficaram populares por ajudarem no processo de perda de peso.