Bem-estar

8 alimentos básicos para emagrecer — e que sempre teve em casa

Pode incluir facilmente qualquer uma destas alternativas nas várias refeições do dia.
As framboesas fazem parte da lista.

Há alimentos que ajudam a diminuir o consumo de calorias, a controlar o apetite, a reduzir o inchaço abdominal e a combater a acumulação de gorduras indesejadas. Por outras palavras, a ajudá-lo a perder o excesso de peso e a ser mais saudável. Mas não pense que são frutos e vegetais que só agora chegaram a Portugal. Na verdade, são oito alimentos que tem em casa há anos.

Embora possa não estar à espera, um deles é algo tão simples como a framboesa. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, este fruto tem uma quantidade de calorias bastante reduzida na sua composição. Além disso, é rico em fibras e antioxidantes que permitem reduzir a absorção de açúcares e gorduras.

Acredite ou não, os brócolos também fazem parte da lista. Saiba que 100 gramas deste alimento equivalem a 34 calorias. Já 12 por cento correspondem a fibra, que é uma aliada para aumentar a sensação de saciedade — e não atacar o frigorífico mais próximo.

“Uma chávena de brócolos contém proteína suficiente para substituir a quantidade conseguida através do arroz e de outros cereais, por exemplo. Mas com uma diferença: tem metade das calorias”, revela a especialista.

Tantos estes dois alimentos como os restantes são alternativas baratas, fáceis de encontrar nos supermercados e de introduzir nas receitas.

“Porém, é importante ter noção de que inserir estes alimentos na alimentação não é suficiente para perder peso. Uma dieta equilibrada aliada à prática de exercício físico, sim, vai fazer com que consiga obter os resultados pretendidos”, alerta.

Carregue na galeria para conhecer, então, os oito alimentos básicos para emagrecer — e que sempre teve em casa.